A prática da leitura se faz presente em nossas vidas desde o momento em que começamos a "compreender" o mundo à nossa volta e quando a criança adentra o mundo da escola.  
A responsabilidade do “ensinar a ler” está vinculada à escola. É por intermédio da ação. Antes de ser objeto da escola, a leitura é um objeto social. Deve, portanto, ser levada ao aluno para que perceba o significado funcional do seu uso. Todo aluno deve saber que a leitura pode ser útil para muitas coisas, que não se trata de apenas uma atividade distante de sua realidade e, tampouco, a leitura pode começar na escola, mas não pode encerrar-se nela.

O professor exerce o papel de um verdadeiro mediador entre o texto e os alunos; sobre ele, caem as maiores expectativas. O professor não só tem a tarefa de iniciar a criança nas letras, mas,...


...também, de incentivar-lhe o gosto pela leitura e desenvolver-lhe o interesse pelo livro. O aprendiz leitor, por sua vez, precisa da informação, do incentivo e dos desafios proporcionados pelo professor. Para que o professor obtenha êxito, deve estar sempre sensível às situações ocorridas em sala de aula, dotando-se de recursos para oportunizar condições concretas, encontrar soluções criativas e avaliar seu impacto. Tarefa nada simples!

Nem todas as crianças desenvolvem naturalmente o gosto pela leitura, por isso é tão importante que os pais estimulem logo no inicio da vida e acompanhe o processo de aprendizado e cognição dos pequenos despertar o interesse pela leitura.



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A escola da experiência é a mais educativa. Educação é o que resta depois de ter esquecido tudo que se aprendeu na escola. Todos estamos matriculados na escola da vida, onde o mestre é o tempo. Tenha em mente que tudo que você aprende na escola é trabalho de muitas gerações (...)

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