A escola é uma instituição de ensino, obrigatória e de direito a todos, que prepara alunos em seus primeiros anos de vida até a sua total formação.
Cada um de nós traz dentro de si a representação do que é uma escola, por conta das experiências que vivenciamos neste universo.
Na escola aprendemos lições de grande importância que nos...
...irão acompanhar por toda a nossa vida. Lições essa que não fazem parte do currículo, mas nos ajudam a crescer pela vida afora e ficam conosco para sempre. Entre elas, sem duvida, contam muito todas as etapas de sociabilização. Fazer amigos, disputar espaços, reivindicar, saber ceder ou insistir (e distinguir um caso do outro), conhecer os próprios limites, incorporar noções de direitos e deveres, seguir regras, aceitar a primazia do direito do próximo, mobilizar um grupo numa ação solidária, ser capaz de sentir compaixão de forma profunda e agir de acordo com ela. Tudo isso são preciosidades do processo civilizatório que só podem se desenvolver numa vida em conjunto.
É na escola que as coisas de maior importância em nossas vidas acontecem. Inevitavelmente, ela deixa de ser apenas um campo de troca de conhecimentos e adentra uma esfera emocional, onde permeiam e confrontam outros tipos de trocas, principalmente as afetivas.
É na escola acontecem às primeiras relações fora da família e, nesse processo que marca uma “segunda sociabilidade”, alguns conflitos por vezes emergem. Estes afloram, principalmente, quando a criança percebe que deixa de ser única e começa a se enxergar como parte de uma situação coletiva, a conviver entre iguais e diferentes. •.
A escola hoje é a maior responsável pela educação e formação de um individuo, sendo o professor a pessoa intermediária disso. Por esse motivo, o educador deve sempre atualizar seus conhecimentos para que quando transmiti-lo, os façam com mais segurança, dando qualidade em seus métodos de ensino.
Sendo assim, os professores devem sempre estar diversificando sua maneira de ensinar, para dar mais ênfase em seus conteúdos e também para fazer com que o aluno interaja dentro de todas as atividades que possam ser transmitidos à eles, respeitando antes de mais nada, suas culturas, seus interesses, seus métodos de educação vindas de casa, ou seja, respeitar cada aluno da forma que ele é e da sociedades que os mesmos vierem, sem perder a dimensão do mundo em que vivemos.
Entendemos que o indivíduo em si, depende de uma estrutura social e política digna para uma boa sobrevivência, afinal, as crianças de hoje são o nosso futuro amanhã, sendo assim as responsáveis pelas grandes transformações socioeconômicas, culturais, e políticas do nosso país.
Post A Comment:
0 comments:
Agradecemos o seu Comentários e esperamos sua visita mais vezes.