abril 2011
no image
Lei Nº 6.791 - 09/06/1980


Jerônima Mesquita nasceu no dia 30 de abril. Foi   a fundadora do Conselho Nacional da Mulheres. Como homenagem àquela extraordinária mulher, grande filantropa, foi escolhido o dia de seu nascimento para se comemorar o Dia Nacional da Mulher.
Derrubaram-se tabus, obstáculos foram vencidos, a ocupação dos espaços foi iniciada. Graças à coragem de muitas, as mulheres conquistaram o direito ao voto, a chefia dos lares, colocação profissional, independência financeira e liberdade sexual. Apesar de válidas, essas aberturas ainda são uma gota num oceano de injustiças e preconceitos.
No último século, o movimento feminista contribuiu imensamente para a efetivação das conquistas das mulheres. Embora muito tenha sido feito, as respostas às questões femininas são pouco eficazes, já que os homens ainda detêm a hegemonia em diversos setores sociais. As politicas públicas ainda devem muitos feitos à população feminina.
Prova da necessidade de maior reconhecimento da mulher é a própria institucionalização de uma data-homenagem; se a sociedade efetivamente tivesse incorporado a idéia de que os dois sexos estão em pé de igualdade, não haveria necessidade de se criar um dia para lembrá-la; seria uma atitude inútil e redundante.
A busca incessante por um lugar ao sol está apenas começando. As mulheres seguem às voltas com os mais variados tipos de violência: no lar, no trabalho e na sociedade. São vítimas, na maioria das vezes silenciosas e indefesas, de agressões físicas, sexuais e psicológicas de todos os tipos e intensidades. E de outras tantas formas de violência, bem mais sutis, embora não menos perversas, como a desvalorização no mercado de trabalho (recebendo salários sempre menores do que os homens que exercem as mesmas funções), as dificuldades de ascensão a postos de comando (nas empresas e na política) e a dupla jornada, entre outras tantas.

PARABÉNS A TODAS AS MULHERES BRASILEIRAS!!!
GOVERNO DO ESTADO DE RONDÔNIA
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
E E E F LUIZ SOARES DE CÁSSIA


REGULAMENTO PARA CRIAÇÃO DA MASCOTE DO BLOG DA ESCOLA


Mascote. Fonte Wikipédia
Fica instituído o regulamento para a criação da mascote do blog da escola.

(Uma mascote é a personificação de elementos que se acredita trazerem sorte. Uma figura qualquer, um animal, algo que se identifique com o objeto).

l - Os desenhos deverão ser criados pelos alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, em sala de aula sob assessoria dos professores.
ll - Os desenhos deverão ser inéditos.
III - Os desenhos deverão, de preferência coloridos, serem produzidos em papel A-4.
IV - Os desenhos deverão ser criados no período de 16 a 19/05/2011.
VI - Uma comissão composta pela Diretora, Vice-diretora, Supervisora, Orientadora e Professores voluntários avaliará os trabalhos e escolherá o vencedor.
VII - O vencedor receberá uma Medalha de Honra ao Mérito.
VIII - A mascote vencedora será aplicada ao Blog da escola como marca registrada da escola.
IX - Todos os direitos autorais serão de propriedade da escola.
X - A premiação acontecerá em momento solene no dia 20/05/2011.
XI – Este estatuto foi aprovado pelo corpo de professores, direção e Coordenação Pedagógica no dia 25.04.2011.
Porto Velho, 28 de abril de 2011.

                                                                               A DIREÇÃO
no image
                                                              I CONCURSO DIA DAS MÃES

A EEEF LUIZ SOARESDE CÁSSIA, objetivando divulgar seu blog, abre o “I Concurso dia das mães” para o público estudantil da escola e em geral.
Com esse evento espera-se estimular os estudantes e as famílias à pesquisa, à busca do conhecimento em fontes educacionais e seguras.

 
COMO PARTICIPAR
Os interessados deverão acessar o seguinte endereço eletrônico na internet: luizsoaresdecássia.blogspot.com, para obter mais informações.

 QUEM PARTICIPA
alunos do 1º ao 5º ano devidamente matriculados e cursando.

PREMIAÇÃO
1 Medalha de Honra ao Mérito para o vencedor do 1º ano.
1 Medalha de Honra ao Mérito para o vencedor do 2º ano.
1 Medalha de Honra ao Mérito para o vencedor do 3º ano .
1 Troféu para o vencedor do 4º ano.
1 Troféu para o vencedor do 5º ano.


DAS PROVAS

Os alunos que cursam o 1º, 2º e 3º ano deverão criar um desenho (colorido) em folha de papel A-4 versando sobre o que representa o dia das mães.
Os alunos que cursam o 4º e 5º ano deverão criar uma poesia sobre o dia das mães, que não exceda uma lauda.


DATAS


06/05 - Último dia para entrega dos trabalhos.
09 a 11/05 - Os trabalhos serão avaliados neste período por uma comissão composta pela Diretora:
Profa. Ozélia; Vice-diretora: Profa. Cláudia; Supervisor: Prof. Francisco; Orientadoras: Profas. Luzicleide e Ir. Arlete.
13/05 - Entrega dos prêmios às 16h00m na Escola Luiz Soares de Cássia.


Os trabalhos deverão ser inéditos;
De autoria dos próprios alunos;
Estar acompanhado da ficha de inscrição;
Ser encaminhado até a data limite (06/05/2011).

FICHA DE INSCRIÇÃO


SÉRIE ____________
NOME ________________________________________Idade__________
ENDEREÇO __________________________________________________
______________________________________FONE _________________
NOME DO PAI _______________________________________________
NOME DA MÃE ______________________________________________
ESCOLA ONDE ESTUDA ______________________________________
ENDEREÇO__________________________________________________
_______________________________________FONE_________________
PROFESSOR (A) ______________________________________________
28 DE ABRIL




DIA DA EDUCAÇÃO



"...a boa educação é a base de uma nação consciente de seus direitos e deveres, que é capaz de construir o melhor para si e seu país, contribuindo para uma sociedade mais justa e com alta qualidade de vida".

Educação - É o conjunto de técnicas e conhecimentos necessários para a transmissão do saber e dos valores essenciais à sociedade.

Ao professor cabe transmitir conhecimentos e estimular o raciocínio lógico e a visão crítica dos estudantes, ajudando-os no desenvolvimento de habilidades para entrar no mercado de trabalho e assumir seu papel de cidadão.

Atua em todos os níveis da educação, do ensino infantil ao superior. Pode lecionar disciplinas específicas nos cursos profissionalizantes, nas classes de alfabetização, de educação especial (para portadores de deficiência) ou para jovens e adultos (antigo supletivo). Pela Lei de Diretrizes e Bases de 1996, todos os professores, de qualquer nível de ensino, devem ter formação superior a partir de 2007. Para lecionar em faculdade, é preciso, ainda, ter pós-graduação.
Fontes: IBGE e diversos Sites
Webdesigner: Lika Dutra
A Primeira Missa




No dia 26 de abril de 1500, num banco de coral na praia da Coroa Vermelha no litoral sul da Bahia, foi rezada uma missa de Páscoa, a primeira de tantas que desde então foram celebradas naquele que veio a tornar-se o maior país católico do mundo. Acompanhe os passos iniciais dos padres evangelizadores e as etapas das missões católicas no Brasil Colonial.

Frei Henrique sacraliza o ato de posse do Brasil

"E quando veio ao Evangelho, que nos erguemos todos em pé, com as mãos levantadas, eles (os índios) se levantaram conosco e alçaram as mãos, ficando assim, até ser acabado: e então tornaram-se a assentar como nós... e em tal maneira sossegados, que, certifico a Vossa Alteza, nos fez muita devoção." - Carta de Caminha a El-Rei, 1º de maio de 1500

A Primeira Missa e a conclusão de Caminha
Dias já faziam em que estavam os lusos ali entre idas à praia e voltas ao mar. Carregavam água, frutas e o lenho para os barcos, enquanto dois carpinteiros separavam um enorme tronco para a feitura da Cruz. Os índios, uns oitenta ou mais, tagarelas, estorvantes, arrodeavam os marinheiros em seus afazeres, olhando pasmos o efeito do fio do ferro na árvore. Da mata próxima vinham os barulhos da bicharada, o ruído forte dos papagaios, dos bugios, e de uma poucas pombas rolas. A missa mesmo, a primeira no Brasil, deu-se no Domingo de Páscoa, 26 de abril de 1500, quando afincaram a Cruz no chão macio de um banco de areia em Porto Seguro.
O Frei Henrique de Coimbra, um franciscano, oficiou-a todo aparamentado, enquanto a tripulação congregava-se na praia as voltas do altar. Tomavam posse daquela Ilha de Vera Cruz, em nome do rei de Portugal e da santa fé católica. Os nativos, dóceis, se portaram de tal modo que Caminha convenceu-se da fácil conversão deles no futuro. Um par de padres, dos bons, escreveu ele ao rei, bastava.
História do Brasil Colônia, a história do descobrimento do Brasil, os primeiros contatos
entre portugueses e índios, o escambo, a exploração do pau-brasil

descobrimento do brasil

Primeiros contatos entre portugueses e índios

Em 22 de abril de 1500 chegava ao Brasil 13 caravelas portuguesas lideradas por Pedro Álvares Cabral. A primeira vista, eles acreditavam tratar-se de um grande monte, e chamaram-no de Monte Pascoal. No dia 26 de abril, foi celebrada a primeira missa no Brasil.

Após deixarem o local em direção à Índia, Cabral, na incerteza se a terra descoberta tratava-se de um continente ou de uma grande ilha, alterou o nome para Ilha de Vera Cruz. Após exploração realizada por outras expedições portuguesas, foi descoberto tratar-se realmente de um continente, e novamente o nome foi alterado. A nova terra passou a ser chamada de Terra de Santa Cruz. Somente depois da descoberta do pau-brasil, ocorrida no ano de 1511, nosso país passou a ser chamado pelo nome que conhecemos hoje: Brasil.

A descoberta do Brasil ocorreu no período das grandes navegações, quando Portugal e Espanha exploravam o oceano em busca de novas terras. Poucos anos antes da descoberta do Brasil, em 1492, Cristóvão Colombo, navegando pela Espanha, chegou a América, fato que ampliou as expectativas dos exploradores. Diante do fato de ambos terem as mesmas ambições e com objetivo de evitar guerras pela posse das terras, Portugal e Espanha assinaram o Tratado de Tordesilhas, em 1494. De acordo com este acordo, Portugal ficou com as terras recém descobertas que estavam a leste da linha imaginária ( 200 milhas a oeste das ilhas de Cabo Verde), enquanto a Espanha ficou com as terras a oeste desta linha.

Mesmo com a descoberta das terras brasileiras, Portugal continuava empenhado no comércio com as Índias, pois as especiarias que os portugueses encontravam lá eram de grande valia para sua comercialização na Europa. As especiarias comercializadas eram: cravo, pimenta, canela, noz moscada, gengibre, porcelanas orientais, seda, etc. Enquanto realizava este lucrativo comércio, Portugal realizava no Brasil o extrativismo do pau-brasil, explorando da Mata Atlântica toneladas da valiosa madeira, cuja tinta vermelha era comercializada na Europa. Neste caso foi utilizado o escambo, ou seja, os indígenas recebiam dos portugueses algumas bugigangas (apitos, espelhos e chocalhos) e davam em troca o trabalho no corte e carregamento das toras de madeira até as caravelas.

Foi somente a partir de 1530, com a expedição organizada por Martin Afonso de Souza, que a coroa portuguesa começou a interessar-se pela colonização da nova terra. Isso ocorreu, pois havia um grande receio dos portugueses em perderem as novas terras para invasores que haviam ficado de fora do tratado de Tordesilhas, como, por exemplo, franceses,holandeses e ingleses. Navegadores e piratas destes povos, estavam praticando a retirada ilegal de madeira de nossas matas. A colonização seria uma das formas de ocupar e proteger o território. Para tanto, os portugueses começaram a fazer experiências com o plantio da cana-de-açúcar, visando um promissor comércio desta mercadoria na Europa.

(anúncios do google)
Presidente do BrasilTancredo Neves - Presidente do Brasil

Tancredo Neves
Primeiro-ministro do Brasil

Mandato
8 de setembro de 1961 até 21 de julho de 1962

11.º Governador de Minas Gerais
Mandato
15 de março de 1983 até 14 de agosto de 1984

Nascido em 4 de março de 1910 em São João del-Rei, Minas Gerais, morreu em 21 de abril de 1985.
Partido político Partido Progressista (PP), ´Partido Nacionalista Mineiro (PNM), Partido Social Democrático (PSD), Movimento Democrático Brasileiro (MDB), Partido Popular (PP), Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB)

Profissão Advogado, empresário e político
Tancredo de Almeida Neves (São João del-Rei, 4 de março de 1910 — São Paulo, 21 de abril de 1985) foi um advogado, empresário e político brasileiro.
Em 15 de janeiro de 1985 foi eleito presidente do Brasil pelo voto indireto de um colégio eleitoral, mas adoeceu gravemente, em 14 de março do mesmo ano, véspera da posse, morrendo 39 dias depois, sem ter sido oficialmente empossado. Tancredo foi vítima de diverticulite, porém para alguns, a causa da sua morte até hoje não foi devidamente esclarecida, existindo suspeitas de que tenha levado um tiro por setores radicais das Forças Armadas, que não admitiam a redemocratização. (Fonte: Wikipédia). 

      TIRADENTES

"Alferes Tiradentes" - óleo de Washington Rodrigues (Museu de História Natural, Rio de Janeiro).
JOAQUIM JOSÉ DA SILVA XAVIER
Preso, assumiu toda a culpa pela conjuração e após um processo que durou três anos, foi o único que não mereceu clemência da rainha dona Maria I, pois condenado à morte junto com dez de seus companheiros, estes tiveram a pena comutada por favor real. E assim, numa manhã de sábado (21/04/1792), o condenado percorreu em procissão as ruas engalanadas do centro da cidade do Rio de Janeiro, no trajeto entre a cadeia pública e o largo da Lampadosa, atual praça Tiradentes, onde fora armado o patíbulo.
Executado, esquartejado e salgado; sua cabeça foi colocada dentro de uma gaiola, levada para Ouro Preto e exposta em um poste, suas pernas cravadas em postes na Estrada das minas e os braços levados para Barbacena.
Com seu sangue lavrou-se a certidão de que estava cumprida a sentença, e foi declarada infame sua memória. Essa conspiração ficou sendo conhecida como Inconfidência Mineira. (Fonte: Portal São Francisco).
Encenação de Peça Teatral
Uma das maiores, se não a maior, manifestação religiosa da comunidade cristã, é a páscoa.´É na páscoa que os corações se voltam com mais intensidade para o Cristo, a fim de relembrar sua passagem pelo planeta terra.

Abertura das apresentações
Encenação de Peça Teatral
Encenação de Peça Teatral
DATA ATIVIDADES
18/04 Conversa c/ os alunos sobre o projeto; ensaio de músicas da Páscoa;
19/04 Estudo dos símbolos da Páscoa; pintura e colagem; ensaio de peça teatral;
20/04 Histórias relacionadas à Páscoa; ensaio de músicas; confecção de cartazes para apresentação;
25/05 Apresentação no pátio dos cartazes; das músicas; da peça teatral; das leituras em grupo e individua; entrega de sacolinha com bombom, bala, pipoca e um delicioso lanche com bolo de chocolate e refrigerante.

O âncora do Jornal de Rondônia, jornalista José Gadelha, entrevistando a diretora da escola, Professora Maria Ozélia, no dia 26/03/2011, por ocasião do dia da família na escola. Também fez parte do evento a Escola Municipal Chapeuzinho Vermelho.
A Escola Estadual de Ensino Fundamental “Luiz Soares de Cássia,” realizou junto ao Projeto “ Amigos da Escola” em parceria com a Rede Globo através da emissora afiliada a TV Rondônia Canal 4 e a SEMED - Secretaria Municipal de Educação através da Escola Municipal de Ensino Fundamental “ Chapeuzinho Vermelho” o “ Dia da Família na Escola”. Essa foi a primeira mobilização Nacional do ano, onde a escola pôde receber toda a comunidade local com várias atividades.



A escola contou com a parceria do palestrante Senhor Jonas Viana de Oliveira que falou sobre o tema: Educação e Autoridade; com a Associação Zequinha Araújo oferecendo corte de cabelo, manicura e pedicura; e com a Casa da Irmã Dorothi, trazendo o professor e os alunos de percussão para apresentação. Na área livre os alunos se divertiram com piscina de bolinhas, pulas-pulas, pingue-pongue, esportes com campeonato de futebol, voleibol, espiribol e queimada. No pátio a grande atração foi a gincana entre pais e filhos com: corrida do saco; corrida do ovo na colher; dança da laranja; cabo de guerra e outros; todos os ganhadores receberam medalhas. As salas de aula foram arrumadas com sala de vídeo; sala de dance; brinquedoteca e jogos.


O objetivo principal foi de fazer essa interação família e escola, oferecendo momentos de lazer, buscando a cooperação de todos os envolvidos, incentivando na conscientização da união, do afeto, do carinho e do amor para uma qualidade de vida em família.


O Projeto envolveu sessenta voluntários que se dedicaram durante o dia, numa atitude de solidariedade, cooperação e respeito pelas diferenças.


Enfim a festa foi um sucesso e a escola somou junto com a comunidade num processo de transformação para a construção de um país melhor.