A alfabetização matemática nos primeiros anos do  Ensino Fundamental  pode ser visto como difícil e complicado para quem ensina e também para quem aprende. É visto que a matemática não passa de um conjunto de códigos e fórmulas a serem memorizadas sem sentido e de estudos que, na maioria das vezes, envolvem situações fora de  experiências cotidianas.

Incluir metodologias que busquem inovar e contextualizar o ensino na sala de aula com o objetivo de levar os alunos a construir e compreender a matemática e seus procedimentos parece ser uma alternativa para desmistificar ou “descomplicar” a matemática. Há diversas maneiras de se trabalhar a matemática frente  a prática pedagógica do professor. Seja elaborando atividades vinculadas ao contexto dos alunos, uso de materiais de manipulação sejam eles dos mais simples. Um exemplo prático foi a aula da Professora Graciete que viu uma possibilidade de trabalhar o material presente no livro "Conhecer e Crescer Alfabetização Matemática". Parece uma atividade simples presente no livro. Mas se tornou um subsidio para se trabalhar noções de adição e subtração com os alunos do 2ª Ano "B". E exigiu também da professora planejamento e intervenções para que  os alunos  relacionassem  as informações com as especificidades de cada conhecimento superando a memorização inexpressiva e aplicação direta de regras e fórmulas. 



















Axact

Axact

A escola da experiência é a mais educativa. Educação é o que resta depois de ter esquecido tudo que se aprendeu na escola. Todos estamos matriculados na escola da vida, onde o mestre é o tempo. Tenha em mente que tudo que você aprende na escola é trabalho de muitas gerações (...)

Post A Comment:

0 comments:

Agradecemos o seu Comentários e esperamos sua visita mais vezes.