A alfabetização matemática nos primeiros anos do Ensino Fundamental pode ser visto como difícil e complicado para quem ensina e também para quem aprende. É visto que a matemática não passa de um conjunto de códigos e fórmulas a serem memorizadas sem sentido e de estudos que, na maioria das vezes, envolvem situações fora de experiências cotidianas.
Incluir metodologias que busquem inovar e contextualizar o ensino na sala de aula com o objetivo de levar os alunos a construir e compreender a matemática e seus procedimentos parece ser uma alternativa para desmistificar ou “descomplicar” a matemática. Há diversas maneiras de se trabalhar a matemática frente a prática pedagógica do professor. Seja elaborando atividades vinculadas ao contexto dos alunos, uso de materiais de manipulação sejam eles dos mais simples. Um exemplo prático foi a aula da Professora Graciete que viu uma possibilidade de trabalhar o material presente no livro "Conhecer e Crescer Alfabetização Matemática". Parece uma atividade simples presente no livro. Mas se tornou um subsidio para se trabalhar noções de adição e subtração com os alunos do 2ª Ano "B". E exigiu também da professora planejamento e intervenções para que os alunos relacionassem as informações com as especificidades de cada conhecimento superando a memorização inexpressiva e aplicação direta de regras e fórmulas.
Post A Comment:
0 comments:
Agradecemos o seu Comentários e esperamos sua visita mais vezes.