maio 2014

A utilização de materiais concretos para a transmissão do conhecimento matemático contribui não apenas para a adição de conteúdo por parte do aluno. Mas sim, propiciam a evolução do pensamento do aluno que com através do material concreto ele desenvolve suas ideias traça estratégias para solucionar problemas.
E a professora Eliane do 5ª Ano B ciente desse fato faz uso dos materiais concretos para estimular o pensamento logico matemático dos alunos que  necessitam de uma melhora no desempenho escolar.

A alfabetização matemática nos primeiros anos do  Ensino Fundamental  pode ser visto como difícil e complicado para quem ensina e também para quem aprende. É visto que a matemática não passa de um conjunto de códigos e fórmulas a serem memorizadas sem sentido e de estudos que, na maioria das vezes, envolvem situações fora de  experiências cotidianas.

A Copa do Mundo é um dos maiores eventos esportivos do planeta e a Professora Selma aproveitando as sugestões da revista Nova Escola  realizou uma "Aula Show de Bola".
A edição nº 269 de fevereiro da Nova Escola possibilitou que os alunos do 5ª Ano "A" tivessem uma aula diferenciada envolvendo artes, matemática e geografia as quais foram preparadas com  as orientações da reportagem aplicando conteúdos relacionados à Copa do Mundo 2014.
Confira as fotos.


Atividades de escrita e leitura realizada pelos alunos do 2º Ano A sob a orientação da Professora Olenir.
Clique nos links abaixo para visualizar os trabalhos.
Link 1: Num dia muito, muito claro
Lin 2: Num dia muito, muito claro



Era uma vez uma lagoa muito bonita, com muita água límpida. Ali morava um Jacarezinho valente e muito orgulhoso. Vivia muito feliz e nadava naquelas águas claras, passando horas a refrescar-se. Mas… o Jacarezinho era muito egoísta: Quando estava na lagoa, ninguém mais lá podia ir, pois o valentão tomava conta de tudo. E assim foi até certo dia, quando faltou a água na casa de dona Pata. 

É necessário que o educador saiba o que o aluno sabe. O que ele está aprendendo, conhecendo e seguindo a sua aprendizagem e para isso neste ano de 2014 a Escola Luiz Soares de Cássia estará desenvolvendo o seu Plano de Intervenção Pedagógica Escolar (PIPE).
Ressaltamos aqui que um dos objetivos do PIPE é resgatar as dificuldades de leitura, escrita e cálculo dos alunos que não estão vencendo os objetivos de seu ano do ensino fundamental. Juntos, reunidos, os professores e técnicos pedagógicos da Escola Luiz Soares de Cássia preocupados em melhorar a eficácia do ensino, neste mês de maio estiveram empenhados em elaborar e desenvolver o PIPE para garantir a elevação  dos índices de desempenho dos alunos do 1ª ao 5ª ano. 

A professora Silvia Cristina do 2ª ano B  estimular a leitura na sala de aula desenvolvendo atividades de uma forma que os alunos se interajam levando-os a serem participantes e que leiam por prazer e não por obrigação. Para tanto, o educador precisa ver que tipo de leitura apraz ao aprendiz.


A Professora Graciete do 2ª Ano "B"  faz uso de diferentes ferramentas e estratégias de ensino aprendizagem buscando um ensino mais significativo e atraente para o aluno. Como por exemplo, os jogos.