agosto 2012

A Estrada de Ferro Madeira-Mamoré é uma ferrovia do atual estado de Rondônia. Foi a 15ª ferrovia a ser construída no Brasil. Em 2012, comemora-se o centenário de sua inauguração. Em fevereiro foi instalado o Comitê Pró-Candidatura da EFMM a Patrimônio Mundial da Unesco.Nô mês de agosto a Estrada de Ferro Madeira Mamoré completou 100 anos! E esta data não passou em branco na Escola Luiz Soares de Souza. Os alunos do 5ª Ano "B" desenvolveram atividades sobre a EMM com destaque para a aluna Jenyfer H. P. da Silva com a criação do poema " A Estrada de Ferro Madeira Mamoré".
Clique na foto para ampliar
A Estrada de Ferro Madeira Mamoré

A beleza da estrada
Com lindas árvores
Os dormentes aumentando

A natureza junto com os trens
O som suave da Maria Fumaça
Fumaçando por toda parte

Todo mundo gostava
Era a festa
Quando a Maria Fumaça passava
Todo mundo gritava:
A Maria Fumaça está passando!
E continuava...

A Felicidade era grande
Os moradores gostavam
A estrada ligava Porto Velho a Guajará-Mirim
E continuava...

Autora: Jenyfer H. P da Silva. E.E.E.F Luiz Soares de Cássia. 5ª Ano "B" 2012
Foto destaque: Suelen e sua irmã Juliana

A aluna Suelen Candori Hervas do 3ª Ano "A" do turno da manhã participa com alegria e muita disposição e alegria nas aulas de natação  do Clube Escolar Paraolímpico.
O Clube Escolar Paraolímpico é um programam do Comitê paraolímpico Brasileiro para incentivar as categorias de base do Desporto Paraolímpico Nacional. O Objetivo é promover a prática esportiva formal para crianças e jovens com deficiências matriculadas em instituições de ensino formal.
Em Porto Velho os treinamentos acontecem no Estádio Aluízio Ferreira. Os requisitos para participarem do projeto são necessários que toda criança seja portadora de necessidade especial e estejam matriculados e estejam matriculado em instituição formal.
O projeto é composto por quatro professores e a coordenadora Edilaine da Silva, também são oferecidas aulas de natação.


Ao trabalhar a leitura com alunos, devemos ter objetivos, tais como: estimular a leitura de forma agradável e adequada ao processo da leitura e da escrita de uma forma diferenciada com interação entre o leitor e o texto.
Os alunos do 1ª Ano "A" tiveram uma leitura coletiva participativa e interativa que foi desenvolvida em três momentos.

1ª Momento
Foi realizada a leitura do livro "Os Sete Cabritinhos", de  Xose Ballesteros ( O livro faz parte do acervo do Projeto Trilhas). A leitura foi feita de forma dinâmica apresentando as ilustrações e com enfase na narração e diálogos das personagens

2ª Momento
Discussão dirigida sobre a história com destaque aos personagens e suas ações dando margem para as flexibilidades dos alunos perante as discussões.

3ª Momento
Reprodução da história lida através de desenhos levando os alunos a recontarem oralmente a história lida.













Hora da Leitura 1ª Ano "A"

Agosto é tradicionalmente conhecido como “mês do folclore”, e no dia 22 de agosto é comemorado o Dia do Folclore.
A data é uma ocasião especial para os professores da Escola Luiz Soares de Cássia promoverem atividades referentes ao folclore, mesmo que as manifestações populares e o conhecimento da cultura nacional não devam ser lembrados apenas em datas comemorativas.

As histórias estão presentes em nossa cultura há muito tempo. A prática da leitura na escola precisa ser constante e motivadora: os alunos devem ter oportunidades de encarar o livro como um desafio interessante que abrirá portas não só para o conhecimento, mas também para entretenimento e diversão , propiciando momentos prazerosos e significativos.
O objetivo do projeto Lendo e entendendo é desenvolver o interesse pela leitura significativa e crítica e no momento utilizar os materiais disponíveis na escola buscando intervenções mais adequadas para o processo de leitura e interpretação





Projeto "Lendo e Entendendo"




No sábado, dia 18, das 9h às 13h, ocorreu na Escola Luiz Soares de Cássia o Projeto São Lucas Solidário, maior projeto acadêmico de responsabilidade social do estado, atendendo aos moradores do Bairro Maringá (da zona leste da capital) com ações de saúde, educação e cidadania.





Clique em mais informações e leia mais...

Educação, Amor e Limites, Este foi o tema da palestra realizada com os alunos dos pais faltosos no dia 17/08 com o palestrante Jonas Viana de Melo.
Como educar os filhos com amor e, ao mesmo tempo, impor limites? Essa tem sido uma dúvida recorrente na vida de muitos pais que, preocupados com a correria do dia-a-dia, encontram dificuldades na hora de atender as necessidades dos filhos.
A palestra teve como principal objetivo orientar os pais no acompanhamento dos filhos na escola quanto as faltas, parceria no processo aprendizagem e limites


Nesta sexta-feira (10), aconteceu uma atividade alusiva ao dia dos estudantes, comemorado no dia 11 de agosto. O Dia do Estudante é uma data especial, pois é uma homenagema todas as pessoas que valorizam o conhecimento e o crescimento pessoal. Foi um dia especial para os alunos dos dois turnos da Escola Luiz Soares de Cássia. Com atividades onde reinava alegria.
moving image by marquee html codemoving image by marquee html codemoving image by marquee html codemoving image by marquee html codemoving image by marquee html codemoving image by marquee html codemoving image by marquee html codemoving image by marquee html codemoving image by marquee html codemoving image by marquee html codemoving image by marquee html code


O tangram é um quebra-cabeça chinês, de origem milenar. Ao contrário de outros quebra-cabeças ele é formado por apenas sete peças com as quais é possível criar e montar cerca de 1700 figuras entre animais, plantas, pessoas, objetos, letras, números, figuras geométricas e outros. As regras desse jogo consistem em usar as sete peças em qualquer montagem colocando-as lado a lado sem sobreposição.
Com o uso do tangram você pode trabalhar inúmeras possibilidades. E os alunos do 3ª Ano juntamente viram as possibilidades do uso do Tangram. 
Nesta atividade na aula de arte os alunos conheceram: