março 2016

O Projeto Sesc Cultura na Escola esteve na quarta-feira (24) na escola Luiz Soares de Cássia. A ação ocorreu no turno da manhã e tarde. Houve a  exibição de banners com a história Alice no Pais das Maravilhas que foi exposto no pátio da escola e exibição dos filmes "O Pequeno Nicolas" e "O Menino e o Mundo" e ainda tivemos a presença da BiblioSesc, a Biblioteca itinerante do Sesc.


Sábado (26)  foi a comemoração da Páscoa na Escola Luiz Soares de Cássia. Alunos das turmas do Ensino Fundamental I, dos turnos da manhã e tarde. Foi uma tarde que merece ser lembrada e compartilhada. Uma tarde de alegria proporcionada pela equipe do PIS - Projeto de Intervenção Social coordenado pela  Andressa e sua equipe de voluntariados que abrilhantaram a comemoração da Páscoa com atividades e brincadeiras, proporcionando momentos de alegria e diversão.


E um projeto de intervenção social que vem sendo trabalhado desde o ano de 2015. O projeto PIS tem o objetivo de intervir, através de ações voluntárias, em âmbitos carentes. Levando propostas e realizando trabalhos em diferentes áreas sociais, educação, saúde, transito. Um exemplo das ações desenvolvidas pelo PIS são visitas em hospitais, realizando ações sociais em datas comemorativas como a Páscoa e Dia das Crianças. O PIS é um grupo pequeno. Mas está mostrando a sua força em suas realizações sociais em comunidades carentes.


Considero a Páscoa, a festa máxima da cristandade. Alguns dizem que é o Natal. Não há dúvida de que se trata de uma data importante. No Natal celebra-se o nascimento de Jesus Cristo, o Verbo que se fez carne e habitou entre nós. O Natal nos diz que Jesus nasceu. Já, a Páscoa, é celebração radiante e gloriosa do poderoso triunfo de Cristo sobre a morte. E a Páscoa é a festa da celebração. Páscoa é o eixo central da Bíblia. Páscoa é o eixo da fé e da esperança em Cristo.
O termo "Páscoa" deriva, através do latim Pascha e do grego bíblico Πάσχα Paskha, do hebraico פֶּסַח (Pesaḥ ou Pesach), a Páscoa judaica.
Páscoa significa a passagem da “morte para a vida”, das “trevas para a luz”. Muito antes de ser considerada a festa da ressurreição de Cristo, a Páscoa anunciava o fim do inverno e a chegada da primavera. Em tempos antigos, no hemisfério norte, a celebração da páscoa era marcada com o fim do inverno e o início da primavera. Tempo em que animais e plantas aparecem novamente. Os pastores e camponeses presenteavam-se uns aos outros com ovos.


A Páscoa é a festa máxima da cristandade e professores, alunos e  funcionários do 1ª e 2ª turno da escola Luiz Soares de Cássia comemoraram a Páscoa com apresentações de musicas, danças, coreografia, jogral e leitura de textos sobre a  Páscoa.
Confira as fotos acessando a galeria de fotos clicando na imagem abaixo.
 Apresentação Páscoa



Fechando a Semana da Água, os alunos do 5ª ano da Professora Eliane apresentaram seus trabalhos desenvolvidos. As atividades tiveram um objetivo alcançado e levaram os alunos a compreenderem que a água é  um recurso escasso no planeta e que o uso irresponsável desse recurso pode prejudicar a sobrevivência dos seres vivos.
Parabéns aos alunos do 5ª ano B  pelo trabalho desenvolvido e pelo conhecimento adquerido e repassado adiante.


Cumprindo o ciclo de palestra socioambiental da CAERD, tivemos a presença dos ACD"S palestrantes, que com os alunos do 4ª e 5ª anos ministraram uma palestra socioambiental com o tema "Cuidar hoje para não faltar amanhã". Os palestrantes destacaram as vantagens do uso da água tratada, abordaram sobre as fases do tratamento da água, deram dicas de como evitar o desperdício da água tratada e alertaram sobre os perigos do consumo da água não tratada, como fonte de doenças.


As comemorações da Semana da Água promovida pela CAERD, acontecerão no período de 21 a 26 de março de 2016. Foi realizado um Concurso de Redação, destinados aos alunos das escola estaduais e municipais de até 12 anos, tendo como tema: “Água, cuidar hoje pra nunca faltar”. A aluna Ana Beatriz Santos Monteiro, da escola Luiz Soares de Cássia ficou em 5ª lugar no concurso recebendo uma premiação pela sua participação.
Parabéns Ana Beatriz por essa vitória alcançada.


A Escola Luiz Soares de Cássia agradece por uma manhã cheia de motivação  realizada pela CRE em ação e sempre primando pela qualidade na Educação com uma  palestra sobre: Como ser feliz na vida pessoal e profissional com o palestrante Jaques Grinberg editor da revista exame e especialista em palestras motivacionais.
Uma ótima palestra motivacional.


O BiblioSesc é um projeto criado pelo SESC com o objetivo de estimular a leitura através da facilitação de acesso ao livro.  Leia mais aqui: "BiblioSesc". O projeto funciona com uma biblioteca volante, que são chamadas de bibliotecas móveis, ou podem ser chamadas itinerante, volante, circulante dentre outras denominações. É é um tipo de serviço de extensão que busca suprir as demandas informacionais de comunidades carentes e centros urbanos que são desprovidos de uma biblioteca e tem  sido uma das soluções encontradas para levar a leitura e conhecimento à população e incentivando o hábito da leitura.



Nossa Escola, Nossa História
A Escola Estadual de Ensino Fundamental Luiz Soares de Cássia é uma instituição da rede pública de ensino  mantida pelo Governo do Estado de Rondônia. Está localizada na Rua Independência, Bairro Maringá em Porto Velho, Estado de Rondônia.
No incio da década de 90, na zona leste de Porto Velho, muitas famílias foram beneficiadas  pelo esforço do Senhor Luiz Soares de Cássia que lutou em defesa dos direitos e deveres do povo, abrindo caminho e fundando o Bairro Maringá. O seu grande sonho era a construção de uma escola. Com esta finalidade doou uma área para o Governo do Estado de Rondônia. Enquanto a escola não era construída, ele cedeu sua própria casa para servir de escola provisória para as crianças do bairro estudarem. Durante vários anos, o Senhor Luiz Soares de Cássia, continuou lutando por melhores condições para o bairro. No dia 10 de dezembro de 2005, Luiz Soares de Cássia faleceu. No ano seguinte iniciou-se a construção da escola que recebeu o nome de Escola Estadual de Ensino Fundamental Luiz Soares de Cássia.


No dia 08 de março é celebrado o Dia Internacional da Mulher. É uma data que acabou símbolo das conquistas e lutas pela valorização da mulher, lembrando de sua força e sensibilidade para conquistar seu espaço. A Professora Marcilene do 2º Ano  A não deixou esta data passar em branco e trabalhou com os alunos a história do dia da mulher.
A aula iniciou com uma conversa informal sobre o Dia Internacional da Mulher, os direitos conquistados e também os deveres da mulher em sociedade. Lembrando que, hoje, elas são meninas que se tornarão mulheres e que mais a frente estarão lutando pelo seu papel na sociedade e serão homenageadas.


As aulas de Educação Física podem ficar ainda mais divertida. Principalmente para as turmas do 1ª ao  4ª ano ao trabalhar jogos coletivos tipo as brincadeiras infantis. Ao propor tais atividades, há uma gama de possibilidades para se trabalhar. Por exemplo, ensinar a cooperação e a criação de regras com as brincadeiras infantis. De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, a disciplina de Educação Física pode ajudar os pequenos a entender também, entre outras questões, as diferenças culturais e individuais. Isso inclui perceber, por exemplo, que meninos e meninas têm potenciais distintos, mas que todos são capazes.

É bom lembrar que a Campanha Nacional de Combate ao Aedes Aegypti não ficou apenas em um dia. Ela continua todos os dias. E já está a disposição dos professores o DVD com as fotos das atividades desenvolvidas e da passeata de conscientização. São dois DVDs, um de de vídeo e um de dados. 
Faça o agendamento para serem trabalhados e reforçados o Projeto Combate ao Aedes Aegypti com a sua turma.



Dia 26 de fevereiro foi a ação posta em pratica do Projeto Combate ao Aedes Aegypti na Escola Luiz Soares de Cássia. E, é bom lembrar importância deste projeto para a erradicação do mosquito Aedes Aegypti. Garantindo assim, a saúde de todos.
Os alunos da Professora  Marcilene durante o desenvolvimento e a culminância do Projeto Combate ao Aedes Aegypti aprenderam e demostraram, que é essencial combater o mosquito da dengue.