Apresentação arraial Luiz Soares de Cássia
XIV Arraial Flor de Cássia. Apresentação de quadrilha, 5º ano A e B.
Tivemos a presença das professoras Julsira, Nair e Clefe. As quais apresentaram a Proposta Pedagógica de Trabalho Saeb para o Ano de 2023. Lembrando que o Saeb permite que as escolas avaliem a qualidade da educação oferecida aos estudantes.
O resultado da avaliação é um indicativo da qualidade do ensino brasileiro e oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais. Parabéns a equipe da Seduc pela visita, incentivo e trabalho desenvolvido.
Muitas crianças autistas apresentam dificuldades na interação social e precisam de ajuda para aprender a agir em diferentes tipos de situações sociais. E o professor Jônatas, ciente dessa dificuldade desenvolve juntamente com a turma do 5º ano "A" regras de convivência social com seu aluno autista, contribuindo assim, para que ele possa aprender e conviver em com o ambiente escolar. Lembrando que a criança com autismo necessitará de estímulos e ser ensinada a agir em situações que exigem a interação social.
O Profº Jônatas e a Profª Cleide desenvolveram aulas sobre os sentimentos e emoções, para os alunos do 5º ano "A" e "B". A proposta foi desenvolvida com a finalidade de descobrir, identificar e diferenciar as emoções e sentimentos de forma a educar as crianças para que experimentem seus sentimentos e emoções e descubra-as em si mesmo. Foi discutido o tema através de conversa dirigida e realizações de leitura, interpretação de texto, produção d texto e pintura.
As emoções ajudam na convivência, na interação com as pessoas e na forma de agir, conhecer o sentimos e como reagimos é fundamental para aprender a conviver melhor com esse turbilhão de emoções que nos invade a todo tempo.
Abaixo, segue as atividades desenvolvidas na aula.
Na aula de ciências, os alunos do 5º ano "A" Professor Jônatas e 5º ano "B", Professora Cleyde conhecerão o sistema esquelético, que faz parte do sistema locomotor. Foram destacados e identificados alguns ossos e suas funções e o mais importante, que o esqueleto humano apresenta 206 ossos, os quais variam em tamanho e formatos.
Parabéns Professor Jônatas e Parabéns Professora Cleyde pelo desenvolvimeno da aula.
As histórias em quadrinhos (HQs) compõem o quadro dos chamados textos narrativos, onde a história se passa com diferentes tipos de personagens, ocorridas em determinado local, durante certo espaço de tempo. O uso da história em quadrinhos na sala de aula se constitui como uma proposta didático-pedagógica alinhados com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), que favorece o incentivo à leitura, transformando o aluno em sujeito crítico.
O Projeto Quadrinhos na Escola é realizado com um planejamento das atividades para estabelecer a estratégia mais didática possivel Qual história utilizar e qual tema abordar serão escolhas do professor. O Professor Jônatas do 5º Ano "A", ciente de que, no atual contexto histórico, o lidar com imagens requer tratamento minucioso, pois os alunos estão inseridos em um mundo imagético e textual. As mídias jogam a todo o momento notícias e imagens para a sociedade, que, na grande maioria das vezes, não faz uma reflexão sobre os acontecimentos e fatos.
Agradecimentos a @culturama pelo excelente material de trabalho.
O Projeto Passaporte da Leitura é um recurso utilizado pelo professor Jônatas do 5º Ano "A" para os registros das práticas de leitura Cada criança recebe um passaporte onde são registradas suas leituras. Assim, como suas produções de textos, colaborando assim com o desenvolvimento da competência leitora dos alunos.
Arte com formas geométricas. Uma simples atividade de arte desenvolvida com os alunos do 5º ano "B" da Professora Cleyde. O objetivo foi reconstruir uma imagem a partir de formas geométricas definidas utilizando recortes, colagens e pinturas com lápis de cor ou canetinhas coloridas.
O objetivo da atividade são as possibilidades de atividades lúdicas que oportunizam as crianças o seu potencial criativo e despertem a sua imaginação. E entre as sugestões, estão o recorte e a colagem que também auxiliam no desenvolvimento da coordenação motora e da percepção visual.
As crianças demonstram planejar a execução da atividade? Mas é claro que sim. E a Professora Dila do 2º ano "B", ao trabalhar confecção de brinquedos com seus alunos demonstrou que sim. Ao finalizar a confecção do brinquedo, os alunos fizeram uma apreciação de tudo que foi produzido e trocaram informações sobre como elas realizaram.
Lembrando que, a confecção de brinquedos estimula na criança o desenvolvimento dos aspectos sociais, dentre eles a criatividade, autonomia e a socialização, elementos essências para um bom convívio em sociedade.
Parabéns professora Dila! Parabéns alunos do 2º ano "B"