junho 2022

Gênero textual é um conceito que busca compreender e explicar os inúmeros textos que utilizamos na vida diária, desde mensagens pelo celular  e posts em redes sociais até entrevistas de emprego, artigos científicos e tanto outros textos diversos que são utilizados em nossas práticas sociais diárias. Cada gênero textual possui uma estrutura e uma função comunicativa específicas. Assim, textos são classificados de acordo com suas características genéricas, de forma que temos um grande número de gêneros textuais.

Para a comunicação, utilizamos diversos textos verbais e não verbais. Cada um deles apresenta características próprias e, principalmente, uma função comunicativa. Assim, os textos podem ser separados em gêneros, de forma que cada gênero de texto apresenta uma estrutura e um objetivo específico. Portanto, para nos comunicarmos de forma eficiente, em nossas práticas sociais, precisamos conhecer as características de cada gênero de texto. Dessa forma, podemos interagir com outras pessoas por meio de cartas, bilhetes, notícias etc., pois há uma grande quantidade de gêneros textuais.






 O Dia do Funcionário Público Aposentado é celebrado em 17 de junho.

O objetivo desta data é homenagear os trabalhadores que dedicaram anos de suas vidas no cumprimento de suas funções públicas.

Um funcionário público, também chamado de servidor público, é aquele que é subordinado diretamente a uma administração estatal, seja ela municipal, estadual ou federal. Para construir uma carreira como funcionário público, o profissional deve concorrer ao concurso público que corresponde à função que pretende exercer.

Os funcionários públicos de todos os setores de serviços são essenciais para o funcionamento e organização do governo e sociedade de uma nação.

A aposentadoria desses profissionais simboliza o fechamento de um ciclo de dedicação, empenho e respeito.

Normalmente, como comemoração desta data, sindicatos e grupos de funcionários públicos promovem atividades em homenagem aos profissionais aposentados.


O Corpus Christi é uma comemoração religiosa celebrada sempre numa quinta-feira. É feriado apenas nos municípios que assim o determinam, uma vez que não é considerado feriado nacional.

Esta data é celebrada anualmente 60 dias depois da Páscoa, sempre na segunda quinta-feira depois do Domingo de Pentecostes.

A celebração de Corpus Christi é marcada por procissões em diversos estados brasileiros. A procissão é feita nas ruas, onde as pessoas podem testemunhar e adorar a representação do Corpo e Sangue de Cristo.

Existem diversas cidades com procissões tradicionais, como em Pirenópolis, no estado de Goiás, que possui a tradição dos tapetes de serragem colorida e flores do Cerrado.

Na cidade de Castelo, no Espírito Santo, as ruas também são decoradas com enormes tapetes coloridos, assim como em alguns municípios de São Paulo, Minas Gerais e outros estados do Brasil.




Nesta atividade de língua portuguesa, temos a leitura do texto "No reino dos bichos". O texto está em letras cursivas. Foi trabalhado a leitura em grupo do texto, seguido de discussões com os alunos. O vocabulário foi trabalhado com a ajuda do dicionário. Os alunos realizaram a cópia do texto para o caderno, trabalhando assim a caligrafia e também a questão dos parágrafos. 




Na interpretação há atividades referente à leitura do texto e finalizando com produção de texto a partir de imagem relacionada a leitura destacando:Quem são os personagens? Onde eles estão? O que eles estão fazendo?

Veja a interpretação do texto aqui: No Reino dos Bichos - Leitura e interpretação de texto



 


O Dia Mundial da Consciencialização da Violência contra a Pessoa Idosa tem lugar a 15 de junho.

A data foi criada em 2006 pelas Nações Unidas e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa, tendo como objetivos refletir numa questão social sensível e acabar com a violência contra a pessoa idosa.

Numa sociedade cada vez mais envelhecida (serão 1,2 mil mihões de pessoas com mais de 60 anos em 2025), os idosos são esquecidos e sujeitos a maus-tratos físicos e psicológicos, quer pelas suas famílias, quer pelos serviços de acolhimento ou pela sociedade em geral.

Todos os anos se registam vários casos de abuso contra os idosos e muitos mais acontecem em silêncio, sem conhecimento público. Parar os abusos verbais, emotivos, financeiros e corporais e promover a integração e o bem-estar do idoso são os desafios lançados pela celebração desta data.

Neste dia a ONU relembra também que a discriminação etária é uma grave violação dos Direitos Humanos, exigindo o empenhamento dos governos, das instituições e da população para mudar a situação.

Os alunos do 5º Ano "A" passaram a conhecer as propriedades do cone. Bastante presente no nosso cotidiano , o cone é considerado um importantíssimo sólido geométrico. Ele é conhecido como um dos corpos redondos  pela característica que ele possui de ter uma base circular e por ser construído a partir da rotação de um triângulo.

A aula foi de matemática, intetegação com arte.


O Dia de Santo Antônio é comemorado anualmente em 13 de junho, data da sua morte.

Considerado um dos santos mais populares entre os brasileiros, é também conhecido como "Santo Antônio Casamenteiro", sendo que o Dia dos Namorados é comemorado em 12 de junho por ser a véspera da sua festa.

De acordo com a crendice popular brasileira, neste dia as pessoas que desejam casar ou conseguir um namorado preparam simpatias para Santo Antônio, acompanhadas de orações.

O Dia de Santo Antônio faz parte das celebrações da Festa Junina, assim como o Dia de São João e Dia de São Pedro.


O professor Jônatas do 5º ano "A", ciente do potencial das histórias em quadrinhos como ferramentas pedagógicas esta utilizando esse valioso recursos em suas aulas  utilizando as HQs para estimular a leitura, a contação e a criação das próprias histórias dinamizando assim as aulas.

É bom salientar que  o trabalho com histórias em quadrinhos é reconhecido pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular) por seu caráter singular, os quadrinhos estão previstos nos componentes curriculares por relacionar características de humor, imagens, palavras e recursos gráficos. Há todo um documento, definidor das aprendizagens essenciais que todos devem receber na educação básica, ainda menciona as HQs como exemplos no uso das práticas de linguagem que envolvem leitura, escrita e análise linguística e semiótica.

O Projeto Quadrinhos na Escola, foi anexado ao Projeto Passaporte da Leitura, Ler Todo Dia que já é desenvolvido na escola.

Agradecimento a @culturamaeditora que possibilitou a aquisição das HQs.



O Dia do Turista é comemorado em 13 de junho no Brasil.

Esta data é destinada a homenagear as pessoas que gostam de viajar para conhecer diferentes lugares, seja no Brasil ou ao redor do mundo.

Os turistas são fundamentais para ajudar a movimentar a economia da região turística, por este motivo é importante que os locais invistam em infraestrutura adequada para receber esses viajantes.

Durante esta data, o Ministério do Turismo do Brasil alerta aos viajantes sobre algumas medidas básicas que devem tomar enquanto estão em férias. Entre as principais informações estão dicas sobre os direitos do cidadão em relação aos transportes, bagagens, hospedagens, etc.

O turista deve ser responsável e deixar uma boa impressão no local que visitará. Por isso é sempre bom lembrar algumas dicas:

Respeite as regras de vestimenta e horários locais;

  1. Arrisque-se: viaje para lugares menos óbvios e, se possível, fora da alta temporada;
  2. Prestigie o comércio e produção local comprando e comendo produtos da região;
  3. Tire fotos, mas não fique somente tirando fotos;
  4. Aprenda algumas frases de cortesia do idioma local. Curta o momento e boa viagem!

No Brasil ainda é celebrado o Dia Nacional do Turismo (8 de maio), data esta instituída através da Lei nº 12.625, de 9 de maio de 2012.

Existe também o Dia Mundial do Turismo, que é comemorado em 27 de setembro, e tem o intuito de fazer as pessoas conhecerem novos locais, culturas e sociedades.



O Dia dos Namorados é comemorado em 12 de junho no Brasil.

É muito comum nessa data a troca de cartões-postais e presentes especiais entre namorados.

Muitos casais viajam ou planejam um jantar especial, aproveitando para celebrar sua união e agradecer o companheirismo e a dedicação entre ambos durante o ano todo.

Por que no Brasil o Dia dos Namorados é em 12 de junho?

A data surgiu no comércio paulista, quando o publicitário João Dória conheceu o Valentine's Day (em português, Dia de São Valentim, 14 de fevereiro) em uma de suas viagens ao exterior, e trouxe a mesma ideia para o Brasil, porém adaptada.

O objetivo do publicitário era aumentar as vendas, pois em junho o desempenho do comércio era fraco.

Assim, aproveitando-se da fama de Santo Antônio, santo português conhecido como santo casamenteiro e protetor dos noivos, que é comemorado no dia 13 de junho, João Dória sugeriu que o Dia dos namorados fosse comemorado no dia anterior, 12 de junho.

Em Lisboa, é tradição celebrar um casamento coletivo no dia 13 de junho, na própria Igreja onde Santo Antônio nasceu.

Para quem deseja casar, há várias simpatias para realizar no dia de Santo Antônio. Uma delas consiste em retirar o Menino Jesus que o santo carrega, prometendo devolvê-lo apenas depois que encontrar um marido.

Outra simpatia é colocar a imagem de Santo Antônio de cabeça para baixo, prometendo mudá-la de posição somente quando Santo Antônio arranjar um marido. Estes rituais são geralmente feitos na madrugada do dia 12 para o dia 13 de junho.

 


O Dia da Marinha Brasileira é comemorado anualmente em 11 de junho.

Esta é uma data de extrema importância para a nação, pois homenageia a Marinha do Brasil, uma das Forças Armadas responsável por proteger as fronteiras marítimas do país, com mais de 8,5 mil quilômetros de extensão.

A principal missão da Marinha é proteger a pátria. Em períodos de paz, a Marinha atua como guarda costeira, protegendo o litoral brasileiro de possíveis invasões.

Atualmente, o Brasil possui 16 portos principais e 4 grandes terminais, por onde circulam aproximadamente 26 mil navios por ano.

Os membros da Marinha ainda celebram o Dia do Marinheiro, comemorado anualmente em 13 de dezembro.

Origem do Dia da Marinha

Esta data é uma homenagem à primeira batalha naval representativa do Brasil: a Batalha Naval do Riachuelo, que ocorreu em 11 de junho de 1865.

De acordo com a história, a esquadra da Marinha Brasileira, comandada pelo Almirante Barroso (1804-1882), combateu durante 8 horas contra os paraguaios, que tiveram as suas esquadras parcialmente destruídas. Após esta batalha, os paraguaios perderam a iniciativa e somente combatiam para defender-se.

Por sua atuação, o Almirante Barroso recebeu o título de Barão do Amazonas.

 

Fonte imagem: Folha Militar

O Dia da Artilharia é comemorada anualmente em 10 de junho.

A data é destinada a homenagear uma das mais importantes posições de um grupo militar: a artilharia. Este é o principal apoio de fogo das forças terrestres do Exército, que podem ser dotadas de canhões, foguetes ou mísseis.

Sua missão é apoiar a arma-base pelo fogo, destruindo ou neutralizando os alvos que possam ameaçar o êxito da operação. Igualmente é uma seção que demanda muito estudo, pesquisa e planejamento para que suas armas possam ser mais eficientes e assim cumprir o objetivo estabelecido.

Origem do Dia da Artilharia

O Dia da Artilharia é uma homenagem à figura de Emílio Luís Mallet (Émile Louis Mallet, no original em francês), conhecido como Marechal Emilio Mallet, o Barão de Itapevi. O dia da Artilharia é celebrado na data de seu aniversário, 10 de junho.

Mallet nasceu na França e veio para o Brasil com 17 anos. Cursou a "Imperial Academia Militar" e participou de inúmeras batalhas importantes na Guerra da Cisplatina, Revolução Farroupilha e Guerra do Paraguai.

Em todas as contendas que participou foi conhecido por ser um chefe idôneo, espírito reto e ordeiro, caráter impoluto e dinâmico, e tornou-se o Patrono da Arma dos tiros densos, longos e profundos.

Emilio Mallet é considerado o Patrono da Artilharia no Brasil.

 


Poema A Casa de Vinicius de Morais. Desenho da aluna Valentina do 1º Ano "B" 2022

Era uma casa

Muito engraçada

Não tinha teto

Não tinha nada

Ninguém podia

Entrar nela não

Porque na casa

Não tinha chão

Ninguém podia

Dormir na rede

Porque a casa

Não tinha parede

Ninguém podia

Fazer pipi

Porque penico

Não tinha ali

Mas era feita

Com muito esmero

Na Rua dos Bobos

Número Zero.

A professora Socorro do 4º ano "A" compreende e valoriza o uso de materiais didáticos diferenciados e lúdicos em sua sala de aula, e tem a clareza que estes podem contribuir para uma aprendizagem com mais qualidade, por parte dos alunos. 

Ciente de que o material dourado é um recurso muito utilizado para o aprofundamento das operações matemáticas, os alunos trabalharam noções de adição, unidade e dezena e aprendera a utilizar o material dourado adequadamente.

Parabéns professora Socorro pela aula e pela dedicação.

Parabéns alunos e alunas do 4º ano "A".

Nesta semana comemoramos o Dia Mundial do Meio Ambiente, onde busca-se o desenvolvimento da conscientização sobre a importância do uso correto e moderado dos recursos naturais. A turma do 5º Ano "A" do Professor Jônatas, aproveitando, trabalhou com os alunos os animais em risco de extinção..



 E o principal que, no dia 05 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, é importante destacar a preocupação atual que existe em torno da preservação do meio ambiente e dos impactos negativos da ação do homem sobre ele. A destruição constante de habitat e a poluição de grandes áreas, por exemplo, são alguns dos pontos que exercem maior influência na sobrevivência de diversas espécies.


OMaterial Dourado é um material concreto de fácil manipulação e que auxilia o aluno a realizar operações básicas. 

A Professora Dila do 2º Ano "A" tem o conhecimento de que trabalhar com o material dourado a situação é outra. Em suas aulas, os alunos estão aprendendo conceitos matemáticos utilizando esse objeto de aprendizagem. as relações numéricas abstratas passam a ter uma imagem concreta, facilitando a compreensão. Facilitando assim, a compreensão dos algoritmos, um notável desenvolvimento do raciocínio e um aprendizado bem mais agradável.

Parabéns professora. Você é show e seus alunos também.



O dia 18 de Maio - “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, instituído pela Lei Federal 9.970/00, é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro e que já alcançou muitos municípios do nosso país.

Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.

A proposta anual da campanha, que nesse ano comemora o 20º ano de mobilização, é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes. É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao seu desenvolvimento de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.

A violência sexual praticada contra crianças e adolescentes envolve vários fatores de risco e vulnerabilidade quando se considera as relações de gênero, de raça/etnia, de orientação sexual, de classe social, de geração e de condições econômicas. Nessa violação, são estabelecidas relações diversas de poder, nas quais tanto pessoas e/ou redes utilizam crianças e adolescentes para satisfazerem seus desejos e fantasias sexuais e/ou obterem vantagens financeiras e lucros.

Fonte texto: https://www.facabonito.org/acampanha 


O aluno Icaro do 5º ano  "A" escolheu para ler no Passaporte da Leitura, o Livro O Pequeno Príncipe de Saint-Exupéry .

Nesta clássica história que marcou gerações de leitores em todo o mundo, um piloto cai com seu avião no deserto do Saara e encontra um pequeno príncipe, que o leva a uma jornada filosófica e poética através de planetas que encerram a solidão humana. A edição conta com a clássica tradução do poeta imortal dom Marcos Barbosa, e é a versão mais consagrada da obra, publicada no Brasil desde 1952.

O livro que o Adyson do 5º Ano "A" escolheu para ler foi Diário de um banana um romance em quadrinhos de Jeff Kinney.

O livro é uma biografia de um aluno de sexta série chamado Greg Heffley, que vive uma vida “anormal”  com seus pais e irmãos estranhos. Greg tem um melhor amigo chamado Rowley que às vezes o deixa irritado e constrangido. O principal momento do livro é quando Greg e Rowley vão coletar doces no Halloween, mas por algum motivo aparecem adolescentes e começam a infernizar a dupla. Eles conseguem fugir dos adolescentes e entram na casa da avó de Greg, mas os dois abusam da sorte e começam a caçoar dos adolescentes. Felizmente o bando vai embora e os dois ficam sãos e salvos. Mas nem tudo sai como planejado: o pai de Greg, Frank Heffley, armou uma armadilha para adolescentes que vandalizam casas no Dia das Bruxas, mas, como nada dá certo na vida de Greg, a dupla é pega na armadilha e seus doces se perdem na água que o pai de Greg jogou nele.

Sinopse do Livro

Não é fácil ser criança. E ninguém sabe disso melhor do que Greg Heffley, que se vê mergulhado no ensino fundamental, onde fracotes subdesenvolvidos dividem os corredores com garotos que são mais altos, mais malvados e já se barbeiam. Como Greg diz em seu diário: "Só não espere que eu seja todo 'Querido diário' isso, 'Querido diário' aquilo." Para nossa sorte, o que Greg Heffley diz que fará e o que ele realmente faz são duas coisas bem diferentes. No primeiro livro da coleção, o autor e ilustrador Jeff Kinney nos apresenta um herói improvável e encantador. Um garoto comum às voltas com os desafios da puberdade.

Desenho do aluno Railson 5º Ano "A"

  Pipa voando

Você já viu uma Pipa voar a favor do vento?

Claro que não.

Frágil que seja, de papel de seda e taquara, nenhuma se dá ao exercício fácil de voar, levada suavemente pelas mãos de alguma corrente.

Nunca.

Elas metem a cara.

Vão em frente.

Têm dessa vaidade de abrir mão de brisa e preferir a tempestade.

Como se crescer e subir fosse descobrir em cada vento contrário uma oportunidade.

Como se viver e brilhar fosse ter a sabedoria de ver uma lição em cada dificuldade.

No fundo, no fundo, todo mundo deveria aprender na escola a empinar pipas, pandorgas ou raias.

Para entender desde cedo, que Deus só lhes dá um céu imenso porque elas têm condições de o alcançar.

Assim como nos dá sonhos, projetos e desejos, quando possuímos os meios de os realizar.

De tempos em tempos, voltaríamos às salas de aula das tardes claras só para vê-las, feito bandeiras, salpicando o azul.

Assim compreenderíamos, de uma vez por todas, que pipas são como pessoas e empresas bem sucedidas: Usam a adversidade para subir às alturas!

Autor: Desconhecido

 


A Professora Sheila do 1º Ano "B"  ciente de que as atividades lúdicas contribuem de maneira significativa, como estratégia, para o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes, sempre utiliza dessa estrategia com seus alunos do 1º Ano "B", Pois ao se divertir com situações pedagógicas mediadas pela professora, os alunos passam a construir seu próprio conhecimento.




Olha só! 

Os alunos do 4º Ano "A" da Professora Socorro trabalhando resumo de texto. Aqui nesta aula os objetivos foram traçados de acordo com o perfil dos alunos, orientando-os a como desenvolver o resumo.

Parabéns professora Socorro pela aula de leitura e escrita.

Aula de matemática do Professor Jônatas do 5º ano A. Foi trabalhado a montagem de duas figuras geométricas; o cubo e a pirâmide de base triangular. Através desta atividade os alunos aprenderam  as características e as planificações do cubo e da pirâmide. Usando os modelos para a construção das peças houve o objeto de conhecimento de faces, arestas e vértices dos sólidos geométricos construídos.