agosto 2011
RELATÓRIO DO PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO DE PAIS E PROFESSORES /APP EM CONSELHO ESCOLAR E APROVAÇÃO DO ESTATUTO

No dia 19 de Agosto de 2011 com início às 16 horas foi realizada uma Assembleia Geral Extraordinária na Escola Luiz Soares de Cássia, localizada sob o endereço Rua Independência, nº 8523 – Bairro Maringá, onde foram abordados os seguintes temas:

a) Apresentação da fundamentação legal, importância, objetivos e atribuições do Conselho, atribuições dos Conselheiros, constituição, representação e importância do Conselho Escolar no processo de fortalecimento da autonomia da escola;

b) Apresentação e aprovação do Estatuto do Conselho Escolar;

c) Decisões sobre o processo de eleição dos Representantes do Conselho Escolar;

d) Constituição da Comissão Eleitoral Escolar (composta por um representante de cada segmento dos pais, alunos, professores e demais servidores);

e) Informação sobre data da eleição dos Conselheiros Escolares.

De início a diretora deu as boas vindas a todos os presentes e falou que seria um grande desafio para todos os educadores a construção de uma nova postura diante da atual educação, realizando uma gestão participativa com o objetivo de uma educação de qualidade, ressaltando que a comunidade escolar tem importância significativa nesse processo que exige maiores cuidados, pois influi sobre toda a vida. Dando continuidade esclareceu os assuntos da assembléia geral extraordinária com o auxílio de slides e cartazes afixados no mural da escola.



Na oportunidade fez uma breve leitura do folder de convocação que foi enviado aos pais e/ou responsáveis, folder que foi elaborado para facilitar o entendimento com relação ao Processo de Implantação do Conselho Escolar que irá substituir a Associação de Pais e Professores – APP. Perspectivas desta substituição: a transformação do espaço escolar em um lugar de participação por parte da comunidade escolar no que se refere à discussão, negociação, encaminhamento, acompanhamento, intervenção e avaliação.


Foram entregues  cópias do estatuto para analise, discussão e aprovação.


Prosseguindo com a Assembleia foi colocando em pauta de votação o “tipo de eleição” dos membros do Conselho Escolar, sendo que ficou decidido que será por meio de Eleição Direta e Secreta por Segmento. Bem como a “composição da Comissão Eleitoral Escolar”. O procedimento foi por aclamação onde foi solicitado aos presentes que manifestassem. 



A Comissão Eleitoral Escolar foi composta por Francisca Gorete Cassimiro Gonçalves Silva, representando os professores e sendo nomeada a presidente, Paulo Lima dos Santos, representando os funcionários e sendo nomeado  secretário e as mães Silmara Costa de Lima e Joycy Silva de Carvalho  representando os pais e alunos sendo nomeadas membros desta comissão eleitoral



                         

Composta a Comissão Eleitoral, a diretora falou que as competências do Conselho Escolar vão muito além das questões financeiras, haverá um maior envolvimento nas questões pedagógicas e administrativas da escola e o gestor tem um papel muito importante nesse processo, mas não é o único responsável, as pessoas envolvidas terão espaço nas decisões para a Gestão Democrática, favorecendo o processo coletivo e participativo de decisão.

Finalizando a reunião a diretora agradeceu a presença de todos e pediu que os presentes acompanhassem e fiscalizassem esse processo de transformação, fortalecendo o Conselho Escolar, pois temos a oportunidade de viver um novo tempo na educação.



“A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida.”

                                                                                                                                      John Dewey


 

Os servidores reuniram-se para cumprir o que determina as orientações da Representação de Ensino no que diz respeito à Criação do Conselho Escolar da escola.
Professores em estudos preliminares para a construção do Conselho Escolar.